Dicas de economia para sua Empresa


Reformas no banheiro

A reforma pode ir além. Há no mercado torneiras com sensores, que chegam a reduzir o consumo em até 40%. Para locais em que não é possível usar torneiras com pressão ou sensor, como a cozinha e as áreas de serviço, por exemplo, as opções são os redutores e arejadores de vazão.

Os redutores são acoplados à tubulação e chegam a reduzir o consumo pela metade. Os arejadores são pecinhas encaixadas no bico da torneira que mistura ar na água, gerando a sensação de mais volume. A economia pode chegar a 75%. Nos vazos sanitários, além de instalar descargas com duplo acionamento, é possível trocar as bacias por modelos que armazenem menos água.

Nos mictórios, pode-se instalar válvulas automáticas e sensores que geram uma economia de até 50% de água.

Inspeção de vazamentos

Uma única torneira pingando gasta 45 litros de água em uma dia. Por ano, são 16.000 litros de água desperdiçados. Um buraco do tamanho de uma cabeça de alfinete em um cano da tubulação desperdiça até 3.200 litros por dia. Uma pequena empresa pode estabelecer medidas bem simples para inspecionar vazamentos como esses.

Um exemplo é criar uma força tarefa entre os funcionários para que eles avisem quando se depararem com algo fora do comum, como manchas de infiltração ou torneiras que não fecham direito.

Outra recomendação é contratar uma emprea que preste serviços de caça-vazamentos quando a conta de água vier mais cara que o normal.

Lavagem a Seco

A mangueira é uma das maiores vilãs do consumo consciente de água. O acessório gasta mais de 500 litros em meira hora de atividade, como lavar o pátio ou a calçada, por exemplo. Se uma empresa tiver dois carros, por exemplo, e lavá-los a cada quinzena usando a mangueira (mesmo que rapidamente), pode gastar mais de 1.000 litros de água por mês. Uma alternativa é mandar lavar os carros com produtos a seco – ou adquirí-los em lojas.

Um frasco da solução química custa em torno de R$ 15.00 reais e pode ser usado para lavar até três veículos. É possível também usar produtos parecidos para fazer limpeza de áreas físicas. Algumas empresas especializadas em faxina ecológica usam produtos que permitem limpar um escritório de aproximadamente 100 metros quadrados com apenas um balde de água. Um serviço desses custa a partir de R$ 100.00 reais.

Programas de conscientização

Muita gente sabe que economizar água é importante, mas não faz nenhuma idéia de por onde começar a economia. Fazer reuniões curtas com os funcionários periodicamente é uma maneira de apresentar o assunto.

Outra sugestão é criar e distribuir cartilhas sobre o tema.

Sinalize áreas comuns de sua empresa sobre o consumo de água.

Voltar

Quer agendar um horário ?

Entre em contato.

Nome

E-Mail

Telefone

Mensagem